OS FILHOS DE DEUS SERÃO JULGADOS ANTES DA VOLTA DE JESUS , OU NA SUA VOLTA?
Quantas vezes seremos julgados?
MATEUS 24:37 "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem".
Na experiência de Noé notamos alguma fazes.
A primeira foi antes do convite para a construção da arca. Noé era dedicado em cumprir as ordenanças do Senhor. Antes de convida-lo Deus avaliou a Terra para determinar quem estaria preparado para dar a ultima mensagem ao mundo antediluviano, e assim escolheu Noé.
Houve uma porta fechada.
Houve uma porta fechada para aqueles que não estavam preparados, Deus deixou de lado muitos lideres religiosos para convidar Noé, mesmo diante de tantas testemunhas do passado somente Noé estava pronto para obra de anuncio ao mundo antediluviano. Noé estava preparado para dar a ultima mensagem a este mundo.
Muitos foram aqueles que aceitaram a mensagem de bom grado da parte de Deus, mas com o tempo foram se afastando da obra tão importante anunciada por Noé. Outros foram guardados na sepultura por Deus antes do Dilúvio ocorrer. A mensagem de Noé os mantiveram firmes.
Depois de 120 anos Deus fecha a porta geral da graça. Deus ordenou Noé entrar na arca. Aqueles que entraram estavam salvos, e a porta se fechou.
Aqui vemos as classes apresentadas:
- A primeira classe não estava preparada para anunciar a mensagem de Deus.
- A segunda classe aceitou a mensagem e se afastaram posteriormente.
- A terceira classe aceitou a mensagem, e ficou firme até a morte que ocorreu antes do diluvio.
Noé e sua família entrou na arca conforme o Senhor havia prometido, o diluvio caiu sobre os impenitentes, Noé passou a ser dono de toda Terra. A bíblia revela que Noé não tinha deixado nada para trás, como ocorreu com a esposa de Ló.
As três esperas.
- Noé teve um momento de espera até o anjo fechar a porta da arca. ------(a) O povo do advento teve um momento de espera desde 1844- até Jesus dizer "está feito".
- Depois que as aguas caíram, tiveram de esperar as aguas sessarem. -----(b) O povo do advento terá que esperar as pragas passarem.
- Depois tiveram de esperar as aguas baixarem, para reinar na Terra.---- (c) Depois o povo do advento terá que esperar os momentos finais da sua transladação para reinar com Cristo no Céus e posteriormente na Terra quando restaurada.
Noé era visto como fundamentalista.
"Noé não passava de um fundamentalista e falso mensageiro na mente da maioria dos antediluvianos, ao declarar que o juízo viria.".
Os lideres diziam que se a chuva realmente viesse eles intercederiam, ou outros diziam que dariam um jeito para encontrar uma solução técnica e determinar o fim da chuva, outros afirmavam que que Deus era muito misericordioso para daria o fim a raça antediluviana, e que seus sacrifícios aplacaria os juízos de Deus. acalmando o povo em geral, assim com o passar do tempo de graça estes ficaram mais ousados. Conforme as aguas começaram a subir as orações dos lideres religiosos de nada valiam, os grandes engenheiros e suas ciências para resolver problemas na terra não deu certo . Viram que a sabedoria dos mais intelectuais são solucionavam a quantia de aguas. Perceberam que Noé estava certo, mas não tinham como entrar mais na arca.
Assim ocorre hoje, muitos intelectuais não negam de pronto que este mundo deve estar com seus dias contados, mas tentam ilidir com sua ciência que terão uma solução para quando isto ocorrer. E até buscam vender soluções no caso de um apocalipse como: morar em outros planetas, levando a muitos a confiar em suas promessas . Muitos estão sendo enganados com suas promessas falsas. Outros enganam argumentando que Deus nunca irá destruir a todos, afinal de contas, estes se acham suficientes justos para acalmar qualquer juízo de Deus com suas orações, sacrifícios, construção de templos etc ... e também entre este grupo muitos acreditam que é possível um apocalipse a este mundo, mas que suas pregações irão reverter tudo isto, pois ATÉ mesmo Nínive ouviu a mensagem de Jonas e se converteram.
Enquanto os grandes na Terra se opunham de formas cabal ou parcial a mensagem de Noé, o tempo estava passando e Noé passava diante deles como alguém fundamentalista.
O opróbrio de Noé e de muitos outros que creram na mensagem mas faleceram antes do diluvio, seria revogado. Quando Deus fez seu juízo cair sobre a Terra conforme o prometido, o opróbrio que caiu sobre sua mensagem foram invertidas, "Deus mesmo se manifestou como Juiz", e agora era tarde, a porta já havia se fechado. Depois do dilúvio Noé e seus descendentes se tornaram os únicos juízes e sacerdotes nesta Terra.
Da mesma forma ocorrerá com esta ultima geração de cristãos. Jesus afirma "assim como foi ... ." Mateus 24:37 se repetirá. As sentenças, acusações apresentadas por muitos cristão hoje, que os fiéis á palavra de Deus são fundamentalistas, cairá por terra, ou seja, será invertida logo após Jesus terminar o juízo no santuário celestial. Quando Deus enviar a execução prometido na sua palavra o seu povo já estará aprovado nas cortes celestiais. A vergonha passada por seu povo será invertida. Deus mesmo será o Juiz de toda Terra. Salmo 50: 03-06
"Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele.
4 Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo.
5 Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios.
6 E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. ( Selá. ) "
Nesta ocasião Deus julgará "seu povo" para inverter as sentenças dadas ao povo de Deus fiel.
Hoje os cristãos nominais dizem que é fundamentalista quem apresenta a verdade como ela é na palavra de Deus, contudo naquele dia despertarão tarde de mais. Logo a porta da graça se fechará, não um fechamento parcial como muitos apresentam hoje, mas a porta da graça fechará para toda humanidade. Noé teve que esperar a chuva cair enquanto a porta já estava fechada, assim ocorrera
Apesar de Noé se tornar juiz da terra toda, os salvos assumirão este posto somente no Céus, "E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra." Apocalipse 5:10
Entre as funções dos sacerdote seria julgar, assim também o do rei será governar. "Reinarão com cristo durante mil anos. "Apocalipse 20:06
Além do privilegio de reinar no Céus reinarão nesta terra, pós milênio.
Abaixo apresento um resumo em linha de tempo;
No gráfico acima tem um período pré-investigativo, onde as gerações de Noé passaram por uma avaliação para ver se seriam aprovadas para se tornar seus mensageiros e reis na Terra.
Neste período logo no inicio houve uma porta fechada, pois afirmou o Senhor, que Noé agradou o Senhor. Ou seja que o resultado pre- investigativo, só encontrou ele apito para ser o mensageiro do Senhor. Depois de aceitar o desafio apontado pelo Senhor o povo antediluviano entraram no período investigativo propriamente dito. Noé apelou para que os religiosos daquele período atendesse a palavra do Senhor e o temesse e dar-lhe gloria, de forma mais intensa, mas os lideres não o atendera.
Esta pergunta pode até parecer estranha para a maioria das pessoas. Hoje existem movimentos religiosos com pensamentos distintos a respeito de quando ocorrerá os julgamentos dos santos. Mas para a maioria das igrejas, só existe um julgamento do povo de Deus. Se você acredita que o povo de Deus será julgado somente uma vez, terá uma grata surpresa.
Segundo o apostolo nós seremos os primeiros a serem julgados;
I Pedro 4:17 "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? " (juízo investigativo)
Neste ponto não existe contestação, uma vez que todos nós passaremos por julgamento e que seremos os primeiros a serem julgados.
Hoje irei falar sobre dois julgamentos que ocorrerão em períodos diferentes.
- julgamento pré expiatório
- julgamento "expiatório".
- O julgamento de "inversão ou revogador",
Estes dois julgamentos tem propósitos diferentes,.
O "Primeiro", expia o caso de cada um do povo de Deus para avaliar se andaram com Deus (Investigativo). A finalidade dos julgamentos são diferentes, o primeiro restaura a imagem errada que fizeram a respeito de Seu povo humilhado na Terra (inversão ou revogador). O segundo decide quem estará no Céu (Investigativo).
O "Segundo" revoga os juízos dados ao povo de Deus nesta Terra de forma injusta, e este período chamo de juízo de (inversão ou revogador).
O Segundo citado é o julgamento os chamo de "inversão, ou revogatório". Ocorre por ocasião da volta de Jesus.
O segundo é o expiatório (Investigativo). Este ocorre ante da volta de Jesus.
Antes de começar falar sobre estes juízos acima, falarei sobre juízos que chamo "pontuais". Acho necessário falar um pouco sobre estes, ainda que não irei mais a fundo nos seus detalhes. Os juízos "pontuais" são aqueles executados por Deus a indivíduo ou grupos específicos.
Os juízos pontuais aos individuais existem no novo e velho testamento, podem ser parciais ou definitivos, vamos a alguns exemplos:
Temos o caso da serpente no Éden. GÊNESIS 3:14
Temos o caso de Caim. GÊNESIS 4:11
Temos o caso de Ananias no novo testamento . ATOS 5:05-06
Os juízos em grupos também encontramos no novo testamento, como no velho testamento. Também podem ser parciais ou definitivos. vamos aos exemplos.
Temos o caso do Dilúvio. GÊNESIS 6:07
Temos o caso daqueles que com vinte anos acima morreram no deserto. NÚMEROS 31:11-12
Temos o caso de Hemeneu e Alexandre. I TIMÓTEO 1:20
Quanto a estes juízos pontuais falarei em uma publicação posterior.
Devemos lembrar que todos estes juízos são apresentados ou representados no ritual do santuário.
Assim como os juízos "pontuais" são apresentados no ritual do santuário, o juízo de "Inversão ou revogador" como o "Expiatório" também estão inseridos neste ritual.
Mas também não entrarei muito neste ponto agora, pois meu objetivo nesta postagem, é apresentar a existência destes juízos.
Quero nesta postagem apresentar a diferença do juízo investigativo, e localiza-los no tempo em que cada um ocorrerá.
O juízo revogador ou de inversão.
Este juízo pode ser individual ou de grupos específicos, podem ter períodos específicos, ou definitivos.
Vamos ver o juízo do povo de Deus em grupo:
" E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam. Disse mais o SENHOR a Josué:
Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje." JOSUÉ 5:08-09
Note que no texto acima o opróbrio do povo foi tirado. Mas, que fez Deus para tirar este opróbrio? Depois do povo ter saído do Egito existia uma dificuldade na questão da identidade diante das nações. O povo de Deus era identificado pela circuncisão, após terminado e sarado suas feridas, todos estavam orgulhosos da nação que cumpria os requisitos ordenados na bíblia sobre a circuncisão. Se tornaram um povo só com um sinal só diante de Deus. Neste sentido foi tirado o opróbrio circunstancial desta nação.
Com a travessia do rio Jordão e a entrada em Canaã, ficou comprovado que o povo que vagou tantos anos pelo deserto realmente iria herdar a Terra de Canaã diante de todas as nações que duvidavam de sua vitória. Para muitas nações nunca o Israel iria chegar retomar Canaã, e isto era motivo para estas nações ridicularizar a persistência deles, principalmente para o Egito onde foram escravizados. A vida de vergonha "opróbrio" que durante sua caminhada pelo deserto foi carregada durante 40 anos , foi invertido ou revogado por ter livrado estes do Egito e pela circuncisão e sua entrada em Canaã.
Assim também ocorreu com a destruição de Jerusalém pelo exercito Babilônico.
Os Babilônicos duvidavam que um dia Israel restauraria o estado de Israel (Jerusalém)."Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio." (Neemias 2 : 17)
Estes eram envergonhados em Babilônia por não ter mais uma cidade própria, Até mesmo pelos judeus de Samaria. Sair desta circunstancias deixaria eles de viver este opróbrio.
Temos também o juízo revogador individual.
"E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens." LUCAS 1:24-25 Para Isabel e muitas mulheres em Israel era difícil viver sem ter filhos, os comentários e insinuações doíam muito em qualquer mulher que passasse por uma circunstancia como esta. Ao ter seu filho foi-lhe tirado esta vergonha ou opróbrio.
FIM DO OPROBRIO NA VOLTA DE JESUS.
O texto abaixo deixa claro quando este juízo ocorrerá:
"Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o (opróbrio) do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse." (Isaías 25 : 8)
Esta parte do juízo (julgamento) ocorrerá por ocasião a volta de Jesus nas nuvens do Céu e não tem como objetivo ajuizar quem irá para o Céu, mas tirar a vergonha que seu povo sofreu ao testemunhar a respeito de Deus neste mundo. Assim como o Israel no passado antes de entrar em Canaã foi humilhados pelos egípcios, assim os cristãos teriam uma dificuldade semelhante. E assim como o povo de Deus foi humilhado pelos babilônicos, os cristãos seriam humilhados também. Segundo Isaias, haveria um dia em que Deus tirará de todos os rostos sofridos e envergonhados até a morte, o opróbrio desta situação vivida. Nesta mesma ocasião, Deus "aniquilará a morte".
Esta aniquilação da morte ocorrerá por ocasião da volta de Jesus. Quando Deus tirar o opróbrio de Seu povo, será um momento de julgamento, não uma ocorrência circunstancial.
Podemos verificar este evento no salmo 50.
Mas o que seria opróbrio?
Alguém que passou por dificuldades foi tirado seu opróbrio de servir Opróbrio substantivo masculino: grande desonra pública; degradação social; ignomínia, vergonha, vexame. Caráter daquilo que humilha, degrada; estado ou condição que revela alto grau de baixeza, torpeza; abjeção, degradação.
Vamos ver alguns textos bíblicos que anuncia o opróbrio.
OPRÓBRIO
ISAIAS 25:08,09
7 E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó SENHOR Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.
(Isaías 25 : 8)Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse."
(Isaías 25 : 9)
E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos
SALMO 50:1-6
1 O DEUS poderoso, o SENHOR, falou e chamou a
terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. 2 Desde Sião, a perfeição da formosura,
resplandeceu Deus. ( Todos verão.)
3 Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo
se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele.
4 Chamará os céus lá do alto, e a terra, para
julgar o seu povo.
5 Ajuntai-me os meus santos, aqueles que
fizeram comigo uma aliança com sacrifícios. (haverá um ajuntamento na ressureição)
6 E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus
mesmo é o Juiz. (Selá.)
Jesus vem.
Apoc. 19:11 e 14.
"Homem de dores", para sorver o amargo cálix da ignomínia e miséria, vem Ele vitorioso no Céu e na Terra para julgar os vivos e os mortos. "Fiel e verdadeiro", Ele "julga e peleja em justiça". E seguiram-no os exércitos no Céu".
No livro abaixo temos explicações ou referencia a este juizo.
http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/636/3/1/esta-feito#636
GC., pp. 640, 641.
Parábolas de JesusDe cortiços, de pobres choças, de prisões, de
cadafalsos, das montanhas e desertos, das cavernas da Terra e dos abismos do
mar, Cristo recolherá Seus filhos. Na Terra tinham sido destituídos, afligidos
e atormentados. Milhões baixaram ao túmulo carregados de infâmia, porque
recusaram render-se às enganosas pretensões de Satanás. Por tribunais humanos
os filhos de Deus foram condenados como os mais vis criminosos. Mas próximo
está o dia em que "Deus mesmo é o juiz". Sal. 50:6. Então as
sentenças dadas na Terra serão invertidas.
Pag. 179Pag. 268 Serviço Cristão
De cortiços, de pobres choças, de prisões, de
cadafalsos, das montanhas e desertos, das cavernas da Terra e dos abismos do
mar, Cristo recolherá Seus filhos. Na Terra tinham sido destituídos, afligidos
e atormentados. Milhões baixaram ao túmulo carregados de infâmia, porque
recusaram render-se às enganosas pretensões de Satanás. Por tribunais humanos
os filhos de Deus foram condenados como os mais vis criminosos. Mas próximo
está o dia em que "Deus mesmo é o juiz". Sal. 50:6. Então as sentenças
dadas na Terra serão invertidas.
Jesus prometeu que teria uma ressureição no de ímpios na sua volta em Gloria.
"Entretanto, Eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu." Mat. 26:64.
Nessa declaração, o Salvador apresenta a cena, apontando-lhes um tempo em que Ele ocupará a posição de Supremo Juiz do Céu e da Terra. Então estará assentado no trono do Pai e de Suas sentenças não haverá apelação.
"Diante de Seus ouvintes, trouxe uma visão daquele dia, quando, ao invés de sofrer abusos e escárnios da turba desordeira, virá nas nuvens do Céu com poder e grande glória. Legiões de anjos O escoltarão e então pronunciará a sentença contra Seus inimigos, achando-se entre eles a mesma turba que O acusava. "VIDA DE JESUS 116--------------------Muitas e maravilhosas são as promessas citadas nas Escrituras com respeito à igreja. "Porque a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Isa. 56:7. "E a elas, e aos lugares ao redor do Meu outeiro, Eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo: chuvas de bênção serão." "E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na Terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que Eu, o Senhor seu Deus, estou com elas, e que elas são o Meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Jeová. Vós, pois, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto: homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeová." Ezeq. 34:26 e 29-31. Muitas e maravilhosas são as promessas citadas nas Escrituras com respeito à igreja. "Porque a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Isa. 56:7. "E a elas, e aos lugares ao redor do Meu outeiro, Eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo: chuvas de bênção serão." "E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na Terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que Eu, o Senhor seu Deus, estou com elas, e que elas são o Meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Jeová. Vós, pois, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto: homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeová." Ezeq. 34:26 e 29-31.
ATOS APOSTOLOS PAG 9-10
Maranata! - Meditação Matinal
Tempo para abertura do juízo revogador;
Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra,
aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o
Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus
sabe ser esse o sinal do Filho do Homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto
se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande
nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao foco consumidor e
encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso
vencedor. Agora, não como "Homem de dores", para sorver o amargo
cálix da ignomínia e miséria, vem Ele vitorioso no Céu e na Terra para julgar
os vivos e os mortos. "Fiel e verdadeiro", Ele "julga e peleja
em justiça". E seguiram-no os exércitos no Céu". Apoc. 19:11 e 14.
Com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável
multidão, acompanham-no em Seu avanço. O firmamento parece repleto de formas
radiantes - milhares de milhares, milhões de milhões. Nenhuma pena humana pode
descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor.
"A Sua glória cobriu os céus, e a Terra encheu-se do Seu louvar. E o Seu
resplendor era como a luz". Habaruque 3:3 e 4. Aproximando-se ainda mais a
nuvem viva, todos os olhos contemplam o Príncipe da vida. Nenhuma coroa de
espinhos agora desfigura a sagrada cabeça, mas um diadema de glória repousa
sobre a santa fronte. O semblante divino irradia o fulgor deslumbrante do Sol
meridiano. "E no vestido e na Sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis
e Senhor dos senhores". Apoc. 19: 16. - GC, 638 e 639. LIVRO pag. 642
Este julgamento revogador ocorrerá por ocasião a volta de Jesus, e todo povo de Deus humilhado passará por este juízo.
O juízo revogador tem como objetivo revogar sentenças injustas aplicadas sobre Seu povo fiel. Este ocorre próxima a sétima praga anunciada no livro do Apocalipse
O juízo investigativo tem como objetivo avaliar quem esta apto a morar no Céu. Este juízo iniciará com os mortos, depois passará avaliar os casos do vivos. Teve seu inicio em 1844 e finalizará quando Deus dizer esta feito. Antes das pragas caírem sobre os habitantes deste mundo.
Quanto ao juízo expiatório ou investigativo falarei sobre ele
em outra publicação.
Mas você poderá ir direto a este link.
Comentários
Postar um comentário