A PURIFICAÇÃO DA TERRA DE ISRAEL. EZEQUIEL 39

A PURIFICAÇÃO DA TERRA DE ISRÁEL.

Ezequiel 39.


A bíblia apresenta duas  purificações gerais que parecem entrar em contradição, uma se encontra no livro de Ezequiel, e a outra no livro de Daniel. Hoje irei apresentar sobre a purificação  do livro de Ezequiel.
Ezequiel 39:12,16
"E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra. "
"E também o nome da cidade será Hamona; assim purificarão a terra. "
 
Para um melhor entendimento sobre esta purificação seria muito bom você entender claramente a purificação do livro de Daniel 8:14. 
Existem alguns aspectos ligados as duas purificações que facilitam o entendimento da purificação apontada na profecia de Ezequiel. 
A purificação do livro de Daniel ocorre antes da purificação do livro de Ezequiel. Ambas ocorrem no Céu. Ambas tem fazes. Ambas tem sacerdotes, Ambas tem selo, ou sinal. Ambas estão ligadas ao juízo.  Ambas são seguidas de recompensas aos fieis. 

A profecia de Ezequiel esta distribuída nesta matéria em tópicos
Ezequiel 39:08 "Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor DEUS; este é o dia de que tenho falado". 
Do verso 1 ao verso 7  , Deus apresenta a forma que desarmará todos os poderes, e dará fim aos seus adversários. Esta profecia apresenta um povo que queimará e assinalará os oponente de Deus.
 
Ainda devemos ter em mente que estas profecias não se cumpriu na experiência do povo de Deus antes da vinda de Jesus, nem após a vinda de Jesus a esta Terra. 
Devemos ter em mente que os poderes opostos a obra de Deus neste mundo segue o mesmo principio de Gogue apresentado na profecia. Hoje como nunca dantes, os poderes opostos a Deus estão se unindo, restando somente um remanescente. 


O POVO DE ISRAEL É FOGO. 

Todo ato de uma pessoa diz algo sobre dela. Assim, hoje vamos estudar sobre a purificação encontrada no livro de Ezequiel, esta fala de um juízo. Este selamento incluído neste juízo assinalará aqueles que usaram suas armas contra Deus e seu povo

E quando isto ocorrerá? 

Ezequiel no capitulo 39:8, promete que: "O que é vindo se cumprirá." Em todo livro encontramos estas promessas. Mas a do capitulo trinta e nove é encontrado esta promessa.

Ezequiel 39:12,16 "Assim purificarão a terra." " E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra." 

Todo povo de Israel teria uma tarefa, esta seria purificar a Terra.  Com certeza não temos como negar a isto! 

Existem  grupos religiosos que apresentam que esta purificação ocorrerá na Terra. E isto é um erro por demais comum. Alguns dizem também, que ocorrerá com Israel no futuro.
A preocupação de todos que estudam esta profecia esta voltada para o tempo, e não para o lugar deste juízo. Se não entenderem o lugar que este juízo ocorrerá, certamente ficarão confundidos quanto ao tempo.  
Jo
No passado vários grupos de pessoas ou de lideres religiosos tentando entender o livro de Daniel 8:14 chegaram a conclusão que a purificação  ocorreria no final ou logo pós  este período (2300 anos). E se daria a purificação da Terra pelo fogo. Depois de estudar mais sobre o assunto descobriram que esta profecia apontava para  uma purificação no santuário Celestial, não exatamente na Terra.

Assim devemos tomar o cuidado de não cometer o mesmo erro que o povo do advento por ocasião ao desapontamento de 1843-1844, no qual imaginavam que a purificação do santuário de Daniel 8:14 ocorrerá na terra. Cometer o mesmo erro com o capitulo 39 do livro de Ezequiel, só trará nuvem sobre a mensagem. 
Para aquele grupo de 1844 reconhecer seu erro, não foi difícil, pois o espirito de humildade estava sobre eles. 
Existem ainda outros que imaginam que esta profecia nunca se cumpriu com o Israel antigo, e nem pode ter uma nova aplicação para nosso tempo. Dizem que a profecia não tem nenhuma outra aplicação, uma vez que não se cumpriu com Israel. Ou seja, a profecia ficou no passado.
Mas seria isto verdade?
Eu particularmente não acredito que esta profecia deixará de ter validade ou aplicação futura. Vou apresentar alguns argumentos básicos.
  1. O Israel deveria queimar (julgar).
  2. O Israel deveria registrar sua decisão. (Sinalizar)
  3. Israel deveria purificar  a terra de Israel. (Céu)
  4. O Israel adoraria a Deus para sempre. 
  5. Não adoraria com sacrifícios.
  6. Israel passaria por conflitos com as nações, e Gogue  (Satanás) estaria a frente das nações.
  7. Deus venceria as nações e seu nome seria exaltado.
Este capitulo deixa bem claro que esta profecia aponta para um juízo.
Assim também  para uma purificação da "Terra de Israel" . 
Parte do livro de Ezequiel 39:16 não ocorrerá na Terra, mas ao oriente do mar de vidro; "lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar" Ezequiel 39:11
Apocalipse Cap. 4 | ARC
"E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás".
"E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus". Apocalipse 4:6 15:2 Segundo o livro Ezequiel 39:11, lugar onde vamos sepultar os casos  durante o milênio no Céu.

Objetivo desta purificação.

No final do capitulo 30:07, Deus faz novamente uma promessa para o povo de Deus:

"E nunca mais deixarei profanar o Meu santo nome".

Como também fez varias vezes no livro, e de varias formas. Esta profecia se cumpre de forma plena após a volta de Jesus. Quando Seu povo for transladado ao Céus, terão uma obra a fazer, julgar juntamente com Cristo. 

A casa de Israel (os fieis) será fogo

No livro de Obadias é encontrado uma afirmação semelhante a da profecia de Ezequiel; "no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo, e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades" e que neste monte: "A casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama. Para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do Senhor".  Obadias 17,18 e 21.

A palavra de Deus deixa bem claro que os santos julgarão o mundo todo. "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?" I Coríntios 6:02. Ou não sabeis que havemos de julgar os anjos? I Coríntios 6: 03

Assim os santos terão que julgar os anjos, mas a questão é,  quando isto ocorrerá?
"Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar". Apoc. 20:04 
Eis; disse o anjo; "Que os santos, em uníssono com Jesus, assentam-se em juízo". Primeiro Escritos pg 52.

Este julgamento ocorrerá no período milenar ocasião em que os santos estarão com Cristo no Céu.
No livro de Ezequiel este julgamento é apresentado na forma figurada,  (fogo) ou seja, a função dos salvos também será julgar (ou queimar).


Serão queimadas as armas:

Os habitantes das cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, os escudos e as rodela, com os arcos e as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e farão fogo com isto por sete meses. Ezequiel 39:09.

No monte de Sião o povo de Deus já estará livre de todo mau e terão o titulo de cidadãos de fato. "Os da casa de Jacó possuirão as suas herdades". E terão a tarefa de julgar os ímpios, pois uma das tarefas do fogo é queimar, e para queimar é necessário um combustível, e nesta profecia de Ezequiel é apontado que as armas serão queimadas.

  • o combustível é as armas,
  • no livro de Obadias: é a palha. Obadias 18;
  • no livro de Mateus 3:12, é á palha que deverá passar pelo fogo.

Devemos ter em mente que nem todos os textos da bíblia que apresenta que os ímpios serão queimados, ou passarão pelo fogo, se refere a uma queima literal. Os textos abaixo é um dos exemplos:

"Jacó será fogo, e a casa de José chama. -- e a casa de Esaú palha. Para julgarem a montanha de Esaú; e o reino do será do Senhor."  Obadias 17,18 e 21. Mat. 3:12 Devemos ter em mente que esta profecia nunca ocorreu com o povo de Israel. 

Neste caso o fogo (julgamento ou juízo) ocorrerá em um período no qual o povo de Deus representado por "Jacó e Jose" irá queimar a palha. (Os povos ou ímpios)
Mesmo Jesus por ocasião de sua estada nesta Terra disse que Sua tarefa seria lançar fogo.

 "Eu vim lançar fogo na Terra". Lucas 12:49.
Apesar de Jesus lançar fogo na terra não queimou ninguém de forma literal.                                                                
Resta então saber o motivo de Deus falar que queimaria (julgaria) as armas, em vez de queimar (julgar) os ímpios. 


QUEIMANDO AS ARMAS

Precisamos entender que a forma que agimos, demonstra que armas usamos. A respeito das armas diz Deus:

"A sua boca era mais macia do que a manteiga, mas o seu coração, guerra; as suas palavras eram mais brandas que o azeite, todavia eram espadas nuas." Salmos 55:21.

Ou seja, os motivos que levam a cada um de nós agir é que define a amas que usamos.

"Filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espadas afiadas." Salmos 57:04

 "Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina". Provérbios 12:18

 " Espada e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo". Provérbios 25:18

"Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua". Salmos 57:4

Os atos de uma pessoa revela seu caráter, assim, quando julgo alguém neste mundo, estou queimando ou analisando a seus atos ou seu caráter. Neste julgamento os ímpios não estarão presentes no julgamento, pois seu caráter ou obras é que será analisado. 

O COMBUSTÍVEL DOS JUÍZES

Este é o motivo que a profecia diz que acenderão fogo: Com "as armas acenderão fogo". Ezequiel 39:10.

As obras são como armas injustas, e este será o combustível queimado pela casa de Israel, de Jacó, e de Jose, os (descendentes da promessa). Não, os ímpios, propriamente dito.

 E para julgar estas obras não haverá necessidade de estes estarem no céu por ocasião do julgamento, e por este motivo á profecia afirma que o povo de Israel; "Não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo". Ezequiel 39:10.

Ou seja; este julgamento será baseado em relatórios dos livros que se encontra nos Céus.
A Bíblia ensina que Deus tem nos céu registros da vida dos seres humanos: o livro da vida (Apocalipse 3:5); o livro das Memórias (Malaquias 3:6) e os livros de registro (Apocalipse 20:12)

 O campo é o Mundo. Mateus 13:38. 
Naturalmente se as armas são as obras más; ou seja, o combustível que será queimado, ou julgado, não há necessidade dos ímpios estarem presente neste julgamento, não serão convocados para este julgamento, ou seja, não serão convocados do "campo nem dos bosques" para o julgamento que será efetuado no Céu.

 JESUS É O QUE QUEIMA

Jesus também disse: "Eu vim lançar fogo na terra". Lucas 12:49.

Mas é certo que Jesus não queimou ninguém nesta terra, a não ser, pelo o fogo da verdade. Jesus ainda disse: Vós julgais segundo a carne, Eu a ninguém julgo. E se na verdade Eu julgo, o Meu juízo é verdadeiro. João 8:15,16. Lançar fogo na profecia nada mais é que: "julgar pelo juízo verdadeiro".

Ou seja, a purificação do Céu ocorrerá com a participação do salvos em Cristo. "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo"? I Coríntios 6:02. Ou não sabeis que havemos de julgar os anjos? I Coríntios 6: 03

Se somos sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque,  então também teremos nossa parte na purificação do Céu, contudo este julgamento não decidirá quem irá para o Céu. Tem outro objetivo que é analisar o quanto Deus é Justo, assim como dar oportunidade aos novos reis e sacerdotes presentes no Céu  participar deste julgamento. Também será a oportunidade dos santos pós este julgamento reconhecerem que o juízo anterior efetuado por Deus foi justo e verdadeiro. 

Este julgamento confirmará definitivamente que Deus é justo, e o juízo confirmado pelos santos durante o milênio. Então o santos darão sentenças; e o caso dos infiéis estará sepultado para sempre. "Ali sepultarão (no Céu) a Gogue e a toda sua multidão". Ezequiel 39:11 O termo sepultura aponta que será finalizado todo processo jurídico para o execução final.

AS ARMAS DOS JUSTOS


Por outro lado: os cristãos são orientados utilizar neste mundo, "as armas da justiça, á direita e a esquerda".  II Cr 6:07 "Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas, para a destruição das fortalezas". II Cr 10:04. "Tomai também a espada do Espírito". Efésios 6:17.

Deus nos convida para um conflito armado. Nosso caráter deve ser como o de Cristo, nossos atos tem que ser como o de Cristo. Temos o compromisso de estar preparados para este conflito na Terra pois, um dia aqueles que usaram as amas aprovadas por Deus na Terra julgarão os povos no Céu.


"Não vim trazer paz, mas espada. Mateus 10:34. Paulo aconselha: "Abraçando sempre o escudo da fé". Efésios 6:16.E o salmista afirma "A Sua verdade é pavês". Salmos. 91:04.

"Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina". Provérbios 12:18

Os textos da bíblia aponta o povo de Deus mantendo um caráter como o de Cristo, consequentemente tendo suas obras em harmonia com a vontade de Deus. Pois Deus é o seu escudo e fortaleza. Enquanto os infiéis ou os ímpios não terão a mesma disposição nesta Terra, e suas armas diferem das utilizadas por todos que estarão no Céu. Ou seja, suas obras (armas) diferem das armas usadas pelos salvos em Cristo.

SE ESPANTARÃO.

Ezequiel 39:11

Outro fato neste juízo que chama a atenção será quando os santos passar em revista o caso dos anjos caídos como também do próprio Satanás: "Se espantarão". Ezequiel 39:11; ao ver o caráter e obras de Satanás, e como ele realmente sempre foi.

E com certeza terão motivos de glorificar a Deus ao ver que a justiça de Deus é perfeita, para sempre. "E naquele dia será memorável o dia em que Eu for glorificado, diz o Senhor". Ezequiel 39:13. Toda duvida deixará de existir a respeito do juízo. E qualquer duvida, será sepultada para sempre após este juízo. E então todos terão maior clareza da santidade e justiça de Deus e O glorificarão.


SIM TODO O POVO DA TERRA OS ENTERRARÁ

Ezequiel 39:12,13

Hoje é muito comum falar que precisamos sepultar um caso, ou assunto, e esta é a função dos Justos. Após analisar cada caso de seus mais próximos, ou intimamente ligados de sua geração, ou não, seus casos ficarão sepultado ou encerrados para sempre, no que estava pendente a eles, ou a sua responsabilidade no julgar com Cristo.

SERÃO SEPARADOS HOMENS PARA SEPULTAR OS QUE TENHAM FICADO

Ezequiel 39:14.

 Como o grupo anterior sepultou os casos que para estes eram os mais próximos, (os do campo); os do verso 14 terá a fusão de analisar os casos que podemos dizer esquecidos, ou passado por alto pela maioria mais distantes de sua esfera de relacionamento,  (grupo do Bosque) neste grupo, esta os que são distantes destes ou mesmo os anjos caídos.

Após analisar estes casos, ou sinalizado estes, o grupo anterior concluirá o caso, os enterrará na mesma sentença de Satanás e seus anjos caídos. Assim farão a purificarão no Céu, ou seja, a "Terra de Israel" . Ezequiel 39:16  
Nenhum dos infiéis ficará de fora deste julgamento, todos serão sinalizados. 
O Céu é meu lar! Somos peregrinos aqui, um dia chegaremos ao nosso lar. Hebreus 11:13 "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. " Pedro 2:11 "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;" 


Enquanto este juízo ocorre no céu, este será o quadro da Terra:
Quando Jesus voltar e levar seus filhos para o Céu, os impenites estarão desta forma na Terra.

JEREMIAS (cap. 9:22) 
"Assim diz o Senhor: Até os cadáveres dos homens cairão como esterco sobre a face do campo, e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha."

 Todos os santos estarão no Céus por esta ocasião, assim na Terra nenhum ser estará a juntar ossos ou sinalizando estes para purificar a Terra. A terra aqui apontada na profecia é a Nova Canaã que tanto aguardamos. 
Toda profecia aponta para um juízo nas cortes celestiais.

REFLITA.

"A pessoa que apaga o Espírito será levada a desprezar as profecias, que são legítimo fruto do Espírito. "Derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão." Joel 2:28.  
A expressão: "Julgai todas as coisas", é limitada ao assunto, profecias, e devemos provar os espíritos pelos processos que Deus nos tem dado em Sua Palavra. Enganos espirituais e falsas profecias são comuns no presente tempo; e é indubitável que este texto tem especial aplicação aqui. Mas note-se, o apóstolo não diz: Rejeitai todas as coisas; mas, provai todas as coisas, retende o que for bom". PRIMEIRO ESCRITO  PG 142

SETE MESES 

Quanto ao período " E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra".
 E separarão homens que incessantemente percorrerão a terra, para que eles, juntamente com os que passam, sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem; durante sete meses farão esta busca.
 Ezequiel.39:12-14


Este período será dividido em duas fazes de sete meses, e em um período,  o povo de Israel fará a analise de cada caso, e em outro apresentará a sentença aos restantes, em um total de 14 meses de juízo.
Apesar deste juízo ter 14 meses, dividido em duas fazes, não esta limitado aos meses citados. 
Como este juízo ocorrerá durante o período do milênio, devemos entender que a profecia esta dando foco ao assinalamento que os santos terão que efetuar, não todo processo de julgamento. Este julgamento terá outras determinações, e não esta limitada aos meses citados. A parte limitada aos meses, corresponde ao período separado para o assinalamento. 
Este juízo terá outros desdobramentos, e faz parte  de um período um pouco mais extenso, será durante 1000 anos.
Note que o período do assinalamento, teve dois períodos ou fazes de sete. E é mais fácil entender esta faze olhando todo processo de julgamento que Cristo faz no santuário Celestial. Ele inicia com os mortos e assinala todos os casos, depois inicia com os vivos e assinala este grupo também. Ou seja, o juízo investigativo apesar de ser um, tem suas fazes. 
Mesmo nestas fazes citadas, temos ainda outra divisão, começa pela casa de Deus, depois com os outros. Note que: a profecia dos meses esta focada em apresentar o período separado para o selamento, não em apontar todo processo do julgamento.

Outro fato a ser considerado seria. 
Podemos aplicar dia ano para esta profecia?
7 meses vezes 30 dias daria 210 dias ou anos.
14 meses vezes 30 dias daria 420 dias ou anos.
Restando ainda 580 anos para completar o milênio. 

Durante o milênio não estaremos somente  julgando. Assim como os sacerdotes em atividades no templo tinha outras funções, assim ocorrerá com Seu povo no Céu durante o milênio.
A principio não vejo necessidade para esta conversão (dia ano), mas mesmo que isto se faça, isto  aponta que temos outras atividades separada para nosso sacerdócio no Céu durante este tempo de 1000  anos. 

Nossa obra como sacerdote será julgar e reinar, lembrando que o objetivo da profecia é apresentar o período da purificação que cabe a casa de Israel, não apresentar toda atividade nossa no Céu durante o milênio como sacerdotes e reis. 
Apocalipse 1:6
"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. 
Depois do final do milênio e o Céu estiver purificado, ao fim do milênio, retornaremos a esta Terra. 
Apocalipse 5:10
"E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra." 
Apocalipse 20:4
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos."

Devemos entender claramente, a diferença entre
  •  A purificação que Deus fará no Céu,  
  • A purificação que a casa de Israel fará durante este meses citados no livro de Ezequiel dentro do período do milênio juntamente com Jesus. 
  • A purificação que Deus fará pós o milênio. Estes são períodos distintos.

É muito comum as pessoas aplicarem este período da profecia de Ezequiel (purificação da Terra de Israel) para antes do milênio, ou que esta profecia foi dado para unicamente para Israel,  e isto  não faz nenhum sentido.  Ainda que alguns pontos da profecia, possam ocorrer pouco antes da volta de Cristo, ou ate mesmo após o milênio. A purificação da casa de Israel, ocorrerá exatamente durante o período do milênio, e o ponto especifico para o assinalamento será de 14 meses. 
Toda purificação tem duas fazes especificas e principais, a primeira o assinalamento,  a segunda a aplicação  deste juízo. 
Segundo a profecia de purificação do livro de Daniel e Ezequiel e Apocalipse Deus será exaltado no final de cada período. 

O capitulo 39 de Ezequiel ainda esta tão ofusco para os cristãos hoje, como boa parte do livro Apocalipse estava na idade escura. Hoje temos que proclamar está mensagem.

Outros aspectos desta profecia irei apresentar em outra reedição desta matéria.


Tenha um bom dia!
Reedição 17/08/2018 e 14/12/2020 e 25/12/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADÃO SABIA O QUE ERA A MORTE?

Nova Ordem Mundial e Seus Espias Atuais.

HISTÓRIA DA IGREJA ADVENTISTA E SUAS MEDIDAS.